terça-feira, julho 29, 2008

BatManel (Redux)



BatManel faz parte da cultura pop de Santo Tirso. Ele é o mais negro herói da terra, e talvez a sua popularidade seja devido ao facto de ele não ser um meta-humano; ele não tem poderes especiais a não ser a sua força e a sua inteligência, que foram desenvolvidas com muito trabalho e treino. Desde pequeno que andava com as vacas às costas e, mais recentemente, nunca perdeu um único concurso do Malato nem sequer precisa de legendas para perceber os Morangos Com Açúcar.

Talvez o comportamento obsessivo de BatManel nos dê uma ideia do que poderia acontecer se desenvolvêssemos as nossas pequenas obsessões. Ou talvez o seu lado negro traga ao de cima o nosso alter-nego.Talvez a motivação de BatManel seja o que nos atrai – a tragédia dos seus pais, atropelados perto do Shopping da Maia, e um homem que tenta assegurar que mais nenhuma criança de Santo Tirso passe pelo mesmo. Qualquer que seja a razão, BatManel parece ser a personagem mais carismática da região (logo a seguir ao Major Valentim Loureiro).

Foi aliás neste personagem que a DC Comics se inspirou para criar outro personagem actualmente em exibição num cinema perto de alguém: "The Dark Night". É fantástico e o Toni adorou!

quarta-feira, julho 23, 2008

África dele: Mugabe, o grande Satã



Sabem aquelas situações em que estão todos à espera que alguém avance, e ninguém avança porque ninguém avança? “Epá, se alguém se chegar à frente eu vou logo a seguir!” Um belo exemplo de cidadania “do it themselves”.

A situação no Zimbabwe está a piorar de dia para dia e todo o mundo a assistir. Nelson Mandela é uma fraude, Tutu ainda tentou mas ninguém o levou a sério, as outras nações atiraram ao ar uns foguetes de indignação, mas as canas já caíram e ninguém as foi apanhar. A ONU continua a ser irrelevante e a Europa chiou um pouco e aconteceu nada. Mas a maior fraude, o maior cobarde tem sido o Presidente Thabo Mbeki. É uma nódoa como líder (como alias quase todos os “líderes” africanos), desde o Zimbabwe aos motins racistas que estavam mais do que previstos. Preocupou-se mais em lamber as botas a Mugabe porque não queria ser visto a dar resposta aos brancos malvados. Grande serviço que África presta a si mesma.

Alguém avança? Está aí alguém?

quarta-feira, julho 16, 2008

Ciganos em Alhos Vedros...não poderiam estar mais de acordo



«A Guerra entre residentes e vagabundos (perdão, pseudo-nómadas) chegou a dar ares de batalha campal, mas quando chegam as TVs e entrevistam ambos os lados da contenda as diferenças desaparecem. De quem é a culpa? Do Sócrates, é claro.

O preconceito torna-me a vida bem mais simples, e a tua? Preconceito reaccionário, preconceito liberal. Eu sei de onde venho (sim, de Alhos Vedros) e, por uns breves instantes, o mundo pareceu tornar-se um pouco mais fácil de gerir. Então, apareceram os ciganos…

Aqui em Alhos Vedros, por exemplo, ocorreram algumas reacções interessantes durante esta semana. No “Diário de Alhos” (jornal local, não confundir com a revista “Quer Alhos” de âmbito regional) saiu um artigo sobre a ‘explosão’ de ciganos na região – “Temos que ser duros como a broa de milho após três dias ao sol. Ele há dezenas de vagabundos em caravanas que estão à espera do momento certo. Se formos frouxos, eles vêm todos em uníssono.

Eu não sei se estão bem a ver a coisa. Em Alhos Vedros não somos frouxos (tirando o meu cunhado). Foram afixados cartazes “Não queremos cá ciganos. Vaiam-se embora mas é!” no Café Central e na Padaria Armagedão. O mês passado, atiraram um cigano da carreira (em movimento) porque o apanharam com a mão na carteira de uma velhinha octogenária (a D. Lurdes Pião, que pediu o anonimato por receio de ser violada).

Quer-se dizer: tudo isto se passa e depois nós é que somos uma cambada de brutos que para aqui andamos? Se fossem mas era todos para a Roménia!»
(Nelo Reis Magos, in "Gazeta de Alhos")

terça-feira, julho 15, 2008

Questão #43



Porque tenho que ter formação durante dois anos para voar contra uma parede?

terça-feira, julho 01, 2008

Anda cá, ó pequena Maddie!



Estou profundamente indignado. Hoje de manhã estava eu a meter o croissant à boca quando na TVI um palerma anunciava que o caso Maddie estava arquivado por falta de provas. Até me engasguei e lá teve o brasileiro que limpar o creme de ovo no ecrã.

Arquivado?! Então quando toda a gente está careca de saber que a pequena Maddie está ali para os lados do Nepal com o seu novo amigo! Ó meus senhores, haja vergonha na cara... epá, ainda que digam que não sabem do Vale e Azevedo. Francamente.