sexta-feira, agosto 29, 2008

Toda a ira papal sobre um sapo crucificado



ROMA – Um museu no norte da Itália irá continuar a exibir uma escultura de um sapo verde pregado a uma cruz que irou o Papa Bento XVI. A direcção do Museion na cidade de Bolzano votou pela continuidade da obra do falecido artista alemão Martin Kippenberger.

No início de Agosto, o papa escreveu uma carta a Franz Pahl, o presidente da região de Trentino-Alto Adige que inclui Bolzano, denunciando a escultura. “Ofende os sentimentos religiosos de muitas pessoas que consideram a cruz um símbolo do amor de Deus e da nossa redenção. Quem não ama suficientemente os seus filhos ao ponto de os pregar a uma cruz?”, citou Pahl da referida carta.

O próprio Pahl himself há muito se opunha à exibição de "Zuerst die Fuesse" ("Primeiro os pés" em alemão), chegando a encenar uma greve de fome relativamente às pernas de rã durante este Verão e afirmando que não voltaria a lavar o cabelo com shampoo até que a obra fosse retirada do museu.

A escultura em madeira de 1990 mostra um sapo crucificado pregado pelos pés e mãos como Jesus Cristo. O sapo, com uns olhos que fazem lembrar o Zézé Beleza e língua de for a, veste um bife da vazia e segura uma caneca de Tagus e um ovo cozido nas suas mãos.

A direcção do museu afirmou que a escultura de 1 metro nada tem a ver com religião, sendo um auto-retrato irónico do artista (mais feio que um batráquio e quase tanto como a Odete Santos) e uma expressão da sua angústia. "Ainda mais grave do que a ofensa aos valores religiosos católicos, é este ataque insidioso ao sapo Cocas. Não haverá nada sagrado para esta gente?”, retorquiu Bento XVI.

O sapo morreu em 1997, aos 43 anos de idade (em termos humanos).

6 comentários:

Someone disse...

Verdadeiramente sinistro, mas apenas isso.
Lá está o Bento a meter o nariz onde não é chamado!Não seria melhor começar a preocupar-se com as coisas que realmente importam?

Beijos

Unknown disse...

Sem dúvida, Someone.
Pudessem o Papa e os seus acólitos e desatariam a destruir obras de arte e encetar um novo index à moda da Santa Inquisição.

Beijos

Anónimo disse...

este cara, não deve ser um ser humano normal, tem que ter titica de galinha em lugar de cerebro ou então ser a verdadeira BESTA DO APOCALÍPSE... ou como se diz por aí ter a cabeça vazia isto é, será que tem ao menos cabeça!? Se tiver deve estar tão vazia e por isto como diz o ditado popular " cabeça vazia é oficina do diabo>" Gente é urgente dar algum trabalho para este individuo fazer para ocupar o tempo,tal como carpir mato no asfalto, limpar esgotos e fossas, etc.. mais ele precisa urgentemente de um trabalho braçal.

Unknown disse...

Confesso uma coisa: não sou um ser humano normal.

Anónimo disse...

gente,esse cara ñ deve ler a biblia ou ñ conhece o inferno,porque se ele conhece-se o inferno ele teria medo de fazer esse tipo de coisa.

Unknown disse...

Gente, ele há caras que não têm cérebro.