terça-feira, março 10, 2009

Os U2 são uma bela merda



Os U2 são, simplesmente, uma das bandas mais sobrevalorizadas de sempre. Ele há muitos outros artistas e bandas a quem é dado crédito em demasia (Coldplay, Pontos Negros, Amy Whitehouse, Xutos & Pontapés, Kings Of Leon, Elvis Costello, Pearl Jam, Bob Dylan, Neil Young, Rolling Stones…). Eis os casos em que ambos os críticos e os tops de vendas estão de acordo.
As canções dos U2 andam às voltas dos uivos do Bono e de como enfatiza cada palavra que canta, as aborrecidas linhas de baixo do Adam Clayton e da guitarra vibrante do The Edge que até pode soar bem em estádios, mas que é completamente desprovida de substância ou emoção.

Em 2004, a Rolling Stone designou-os como a 22ª maior banda de todos os tempos, e eles venderam mais de 170 milhões de albums em todo o mundo. Mas isto a mim não me diz nada a não ser que estão cheios de guito e que há muitas pessoas por esse mundo fora com um gosto de merda. De onde vem este sucesso quase -universal? Eu até admito que gostei da trilogia Boy/War/Unforgettable Fire e (pronto, vá lá) do Joshua Tree. Mas, tudo o que têm feito desde então, e que tem piorado a cada álbum que lançam, são derivações horríveis, pasteladas insuportáveis e desprovidas que qualquer ideia fresca e original. Não obstante, rádios como a Radar (que eu muito estimo) entram no circo à volta do lançamento do novo álbum como se fosse a coisa mais importante do mundo. Mas também, a mesma Radar, por vezes passa Coldplay, dedica semanas aos Pearl Jam e louva os Pontos Negros como os Strokes aqui do sítio. Enfim, nenhuma rádio é perfeita. Ó meus senhores, eu até compreendo que o Zé Pedro diga que ficou muito surpreendido com o novo álbum dos U2 (basta olhar para a carreira de um grupo que nunca mais fez nada de jeito desde o “Circo de Feras” para compreender isso), agora vocês? A Rádio Alternativa? Onde? A passar a mesma merda do que a Rádio Comercial, RFM, Mega FM, …

Precisa-se: uma rádio alternativa à rádio alternativa!

6 comentários:

jorgefm disse...

Blasfémia! Malhar em tudo o resto ainda vá, mas não se mistura Depeche nessa salganhada!

Unknown disse...

De acordo, Jorge. Apesar da qualidade dos últimos álbuns dos DM deixar um pouco a desejar, não merecem estar nesta salganhada. Dou o braço a torcer e retiro a referência.

Aguardo pela audição do novo álbum para expressar a minha opinião sobre eles...

Abraço,

Anónimo disse...

nao ha radios em portugal!
ah sim injecçoes de musica de merda!
all day long...

Unknown disse...

De acordo, caro anónimo. Com as excepções de alguns momentos decentes na Radar e na Oxigénio.

Mas a triste realidade é essa: a ditadura das audiências; as playlists de música merdosa repetida até à exaustão dia após dia. Ainda mais triste é verificar que não só as pessoas ouvem isto mas como também ainda me parece que gostam.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

O senso musical do mundo é complexo! Eu provavelmente sou influenciado por esse senso pois não tenho muito tempo pra vasculhar muitas coisas além do que a mídia me mostra. Mas.....das verificações que fiz só achei ''merdas'' maiores do que os U2. Supervalorizar U2 eu entendo porque sempre construímos nossos heróis, os escolhemos e os exaltamos. Os U2 foram um dos escolhidos pra essa exaltação e os acho dignos dela, apesar de não concordar mas aceitar esse nosso vício de criação de deuses.Em termos de rock eu prefiro eles pois soam bem aos meus ouvidos.
Quando falo ''nós''digo o senso mundial sobre todas as coisas.


Abraços!

Unknown disse...

Com efeito, caro anónimo. É apenas uma questão de gosto (ou senso)musical. Também eu tenho algumas pessoas que admiro mas ninguém que considere deus. Até porque seria contrário à minha condição de ateu.

Cumprimentos e obrigado pela visita,