quinta-feira, março 15, 2018

Cristina Ferreira e Stephen Hawking discutem a Teoria das Cordas


Em 2012, Cristina Ferreira entrevistou Stephen Hawking no programa da TVI “Você na TV”. Eis um extracto dessa entrevista que pouca gente conhece.

Cristina Ferreira: Sempre que eu ponho um dos meus biquínis de cordas e ando na praia, atraio uma multidão. Por isso, eu acho que a teoria das cordas é de natureza magnética.

Stephen Hawking: Ao longo das últimas décadas, surgiu um único quadro explicativo, agora chamado de "teoria das cordas", que pode bem ser a derradeira teoria do Universo. Muitos físicos acreditam que, no inicio do Universo, as quatro forças fundamentais eram apenas uma única.

CF: Bem, quando estou acompanhada com membros da família, tento usar o meu biquíni de cordas menos atractivo e cobrir-me o máximo possível, pois isso pode criar um problema. Mas, isso em si é bastante indicativo do meu comportamento enquanto pessoa humana.

SH: Ao contrário da maioria (se não todas) das outras teorias, a Teoria das Cordas parece estar no caminho de incorporar com sucesso cada uma das quatro forças fundamentais num todo unificado.

CF: Lembro-me que uma vez mergulhei numa onda enorme na praia da Comporta e quando saí da água e ia para a toalha, faltava a corda do meu biquini. Ia morrendo logo ali de vergonha.

SH: De acordo com a Teoria das Cordas, cada partícula no Universo, no seu nível mais microscópico, consiste em combinações variadas de cordas vibratórias (ou fios) com um padrão preferido de vibração. A Teoria das Cordas afirma que é através desses padrões oscilatórios específicos de cordas que uma partícula de massa única e carga de força é criada (ou seja, o electrão é um tipo de corda que vibra de uma maneira, enquanto o quark é um tipo de corda a vibrar de outra maneira, e assim por diante).

CF: Exactamente. Obrigado por nos manter informados sobre as suas últimas teorias, Sr. Hawking.

SH: Muito obrigado, Sra. Ferreira, por ter usado o seu biquíni de cordas na nossa conversa.

Sem comentários: