terça-feira, janeiro 06, 2009

Morangos Silvestres Com Açúcar #1



A nova série dos Morangos Com Açúcar pode ser vista a partir de três dilemas: a infância, o amor e a história. Dos três elementos, o terceiro é o menos visível. O primeiro foi o mais explorado de maneira consciente. O segundo poderia ser definido mais como a falta de amor ou as sucessivas tentativas de conquistá-lo. Esta série agrega a totalidade da problemática bergmaniana. Desde o problema da infância, do amor e da história, até o de Deus.

Os cartazes de campanha eleitoral de Rodrigo foram boicotados. Ele fica furioso e ameaça Madalena, convencido de que foi ela a autora do boicote. Rodrigo queixa-se a Manuel acusando a outra lista de boicote. Madalena defende-se e os dois trocam insultos. O director tenta apaziguar a situação, mas os jovens sempre que têm oportunidade ofendem-se mutuamente.

Rodrigo acha que as suas manifestações ideológicas não poderiam ser tratados numa outra época ou numa outra sociedade. Em primeiro lugar pela própria incapacidade de Madalena adaptar-se a outra realidade. Manuel afirma a sua estranheza em relação ao comportamento de Madalena, denuncia uma forte influência anglo-saxónica, relacionando a dependência da burocracia estatal com a independência do imediatismo do mercado.

Sem comentários: