sexta-feira, maio 23, 2014

Filho de homem morde cão


Há 50 anos, em Santo Tirso, dia 8 de Maio, Carlos Tareco mordeu um podengo na esquina da Rua Abel Alves de Figueiredo com a Rua das Pombas, durante uma discussão com o dono do animal, Jerónimo Cherne. Uma pequena discussão que depressa descambou numa altercação enraivecida. A determinada altura, o Sr. Tareco pegou no cão e mordeu-o na pata esquerda. Um transeunte testemunhou a cena, reportando-a às autoridades. No dia seguinte, a história aparece na primeira página com a manchete, "Homem Morde Cão" tornando-se numa notícia de culto, usada indefinidamente para um diverso número de propósitos durante os últimos 50 anos.
 
Ontem, Luis Filipe Tareco, filho de Carlos, celebrou o 50º aniversário recriando o evento na mesma esquina da mesma cidade, mordendo a mesma raça, curiosamente propriedade do sobrinho do Sr. Cherne, Tobias Cherne. O episódio foi concebido pelo Sr. Tareco (filho) e patrocinado por empresas locais. Comida, bebida e música ao vivo foram fornecidos pela Câmara Municipal, tal como palhaços e pinturas faciais para as crianças. Estiveram presentes centenas de pessoas para ver a coisa e aproveitar um dia bem passado. Foram também oferecidos cachorros-quentes - com molho coquetel, alho e batata palha (patrocinados pelo Cachorro Grumete do Bairro) - durante o evento.
 
Enquanto Luis Filipe Tareco mordia animadamente o Bolinhas (este não tão animado) na pata, as fotos eram tiradas e colocadas no Instagram e no Facebook. A imagem vencedora foi usada num artigo do SantoTirsoDigital que simulava a história original de há 50 anos.
 
Manel Badocha, um jovem de 75 anos presente na altura do episódio original, sorria enquanto contava aos repórteres locais e até mesmo de uma estação de televisão nacional "foi divertido ver aquilo hoje, parecia mesmo igual a quando foi no meu tempo." E acrescentou, "eu agora já sou um velho com os tomates descaídos até às peúgas, mas o carXXho desta história nunca fica velha!"
 
Entretanto, soube-se que um infeliz acidente no decorrer das comemorações serviu de manchete às notícias de hoje: "Puto Morde Palhaço ".
 

Sem comentários: