quinta-feira, abril 14, 2011

A admirável nova China #8



PEQUIM — Numa tentativa de garantir às crianças do mundo que os milhões de brinquedos fabricados na China, correntemente a serem recolhidos por conter tinta tóxica com chumbo e pequenos perigos de asfixia, já não as podem magoar, altos funcionários chineses anunciaram esta terça-feira que milhões de brinquedos estão a ser perseguidos e imediatamente condenados à morte.

[..]

“Estamos a ajudar as autoridades na destruição dos brinquedos,” disse Chen Hai, gerente da Joy Sing Industrial Plastics Co., um fornecedor contratado pelas grandes empresas europeias. “Isto não é só conversa. Convidamos os pais a virem aqui e visitar as nossas câmaras de tortura de brinquedos para vê-lo em agonia por si mesmos.”

Chen acrescentou que, como medida de precaução, a fábrica também executou 5.000 trabalhadores.

Um grupo de monitorização de abuso de brinquedos, a Associação para o Avanço de Pessoas de Plástico (AAPP), disse que tem reunido provas de que o governo Chinês também deteve cerca de 20 milhões de brinquedos para interrogatório. Segundo o grupo, até mesmo brinquedos que continham apenas vestígios de tinta com chumbo foram colocados em comboios com destino a centros de detenção em províncias remotas no oeste da China, onde foram alegadamente privados de sono, queimados com cigarros e submetidos à tradicional tortura de água chinesa.

Sem comentários: