sexta-feira, junho 29, 2012

'Departamento do Senso Comum' irá resgatar a Europa



Um grupo de activistas, académicos e outros cidadãos preocupados apela à criação de um "Departamento do Senso Comum", para melhorar a qualidade da tomada de decisão nos países da Comunidade Europeia. "A crise Europeia é o resultado de uma série de decisões absurdas que foram tomadas nos últimos anos por alguns dos países membros," disse um porta-voz do grupo.

"Por exemplo, decidir que as eminencies pardas do FMI devem assumir a liderança na reforma económica é como por o Carlos Silvino a tomar conta de um balneário de crianças. Sabe-se logo que ninguém vai sair dali limpo e vão passar o tempo todo a apanhar sabonetes."

Acontece que andámos a exportar muito do nosso senso comum para lugares como a China e o Brasil. Agora, estas nações estão a caminho da Lua, enquanto nós estamos atolados numa bela merda.

Ora, o precedente para a criação de um Departamento do Senso Comum remonta aos primórdios do Pombalismo. O Marquês de Pombal conseguiu as suas reformas com um panfleto intitulado “Eu, o meu Leão e o seu Senso Comum”. Em seguida apelou à criação de um Gabinete do Senso Comum, mas foi arquivado no Tribunal de Oeiras e prescreveu por alturas de Dona Maria I, A Louca.

Tal como nessa época, o Sistema de Saúde continua no topo da lista dos assuntos do senso comum. O governo protege o intelecto do povo providenciando escolaridade obrigatória. Não deveria o governo proteger as suas vidas igualmente com cuidados de saúde obrigatórios? O senso comum diz que não se aprende grande coisa se não se estiver a respirar.

Sem comentários: