quinta-feira, agosto 14, 2014

O astronauta mais peludo do mundo não é norte coreano


Bobo, o chimpanzé espacial de 55 anos, diz que o astronauta símio que foi alegadamente posto em órbita pela Coreia do Norte não é o mais peludo de todos os tempos. "Por muito que gostasse, esse record nem sequer vai para mim," disse ele, "mas para um gajo chamado Sérgio Meireles."
 
Nota-se que, nas imagens mais antigas da NASA de lançamentos de foguetões tripulados, que há um astronauta que nunca tira o seu fato espacial. Ele era um piloto de origem portuguesa nos anos 60, e teve de se retirar quando perdeu o controlo ao ultrapassar Mach 3. A Gillette deu o seu nome a uma lâmina de barbear depois deste incidente.
 
Sérgio Meireles era evitado pelos seus colegas na escola. Eles estavam sempre a encontrar pêlos no seu almoço quando andava por perto. Ele costumava olhar para cima, para os aviões que passavam os limites desse mundo que achava odioso para voarem em paz e liberdade. Nesse sentido, era muito parecido com os chimpanzés de 2001: Odisseia no Espaço.
 
Meireles sabia que tinha de ser mais duro e trabalhar mais do que qualquer pessoa no programa espacial. Ele obrigou os técnicos da NASA a aumentar o aparelho de treino de força centrifuga para 20 Gs. Muitos deles lembram-se de lhe ter dado reanimação cardiopulmonar (CPR) após estas sessões, embora ninguém se recorde de qualquer respiração boca-a-boca.
 
Ele nunca obteve o reconhecimento que a sua coragem e devoção fanática ao espaço bem mereciam. No entanto, foi contratado como consultor especial num dos filmes “O Planeta dos Macacos”. Regressou à terra dos seus pais e casou com uma mulher barbuda de Almada, onde agora vive em reclusão com a sua família.
 
"Todos nós macacos nos sentimos bastante próximos do Sérgio, ele foi como o pai que nunca tivemos," disse Bobo.

Bibliografia:
"Há um Pêlo na Minha Bota: Memórias de um Homem do Espaço Hirsuto" de Sérgio Meireles.
"Não é Bem o Som do Silencio: Uma Viagem a Mach 3" de Sérgio Meireles, em colaboração com a Gillette.
"Homens, Super-homens e Chimpanzés" das publicações NASA.
"Bananas e o Seu Papel na Motivação Compensatória e Validação de Resultados Entre Primatas" de Bobo, Penguin Books.

Sem comentários: