quinta-feira, fevereiro 12, 2015

As 50 Sombras de Grey


"As 50 Sombras de Grey" foi o livro da moda (o que diz muito sobre a moda e a maioria dos leitores): uma trilogia que leva o erotismo aos limites do ridículo, escrita por um sopeira inglesa chamada E. L. James. Basta ver uma foto do trambolho para perceber que algo de minimamente erótico ou sequer inteligível nunca poderia ter saído dali.
Este era um livro que eu não poderia deixar de ler, até porque em determinada altura da minha vida estive metido num jogo sexual bastante infeliz que envolvia 117 rolos de fita-cola. E uma ovelha.
Quando finalmente consegui tirar a ovelha do meu apartamento, comecei a ler o livro. Ele há muitas palavras que eu poderia usar para descrevê-lo: fantástico, excelente, soberbo, extraordinário, estupendo, emocionante, excitante, brilhante, obrigatório, Alexis Tsipras, inacreditável, viciante, erótico, sucesso de vendas, divertido, complexo, de fácil leitura, clássico, uma obra de arte, genial ou até mesmo um espectáculo.
No entanto, apenas preciso de uma palavra. Cócó.
Agora diz que há um filme... Era eu adolescente e lembro-me bem da histeria à volta de um filme merdoso chamado "Nove semanas e meia". O erotismo desprovido de sensibilidade e de uma estética à altura torna-se em algo ridículo e confrangedor. Falava-se da alegadamente melhor cena de strip-tease que, em boa verdade e ao som do Joe Cocker, era o expoente máximo do mau gosto, a roçar a tortura e a puxar o vómito. Segundo consta, “As 50 Sombras de Grey” conseguem ser piores.

Sem comentários: