terça-feira, maio 12, 2009

Laurinda Alves vs Adolfo Hitler



No que respeita às eleições europeias, ele há uma questão que me atormenta: o Adolfo Hitler e a Laurinda Alves teriam o mesmo destino perante Deus se não acreditassem em Jesus?

Esta mesma dúvida ecoou pelas ondas de rádio de todo o concelho da Moita enquanto o locutor do programa "Religião na Moita" esperava pacientemente pela minha resposta. Eu sabia que me iriam exigir uma resposta à minha própria questão. Alguém, alguma vez, terá dito que se colocares bem a questão podes ganhar o debate. O problema é que a questão tinha sido colocada por mim e estavam agora a devolve-la à procedência. O locutor bem me podia ter perguntado, “Ainda gosta de ser espancado pela sua mulher?” Ao que eu responderia simplesmente "sim".

Na raiz desta discussão estava o facto de os católicos considerarem ser Jesus o único caminho para a salvação (e ganhar um jackpot no Euromilhões?). Para mim, este é um dos maiores obstáculos para quem está interessado na liderança moral das nossas vidas e em levar à fogueira todos os pecadores do mundo. Fazer do senhor Jesus a única hipótese de salvação parece-me que é ignorar as diferenças óbvias entre a rainha dos cuidados paliativos e um austríaco sem qualquer tipo de escrúpulo e até com algum mau feitio. Faz algum sentido?

Sem comentários: