sexta-feira, julho 29, 2011

Grupo ecologista boicota o sol #1


Apoiantes de um grupo defensor da energia alternativa – Sol Invictus - reuniram-se esta semana na capital, pedindo ao parlamento para aprovar legislação limitando a dependência de Portugal relativamente ao sol. O porta-voz do grupo, Tânia Ouriço, acusou o parlamento de miopia e afirmou que o excesso de confiança português nos seus recursos irá deixar uma bela merda de legado quando o sol implodir.

"O ponto em que o sol irá atingir o seu pico de consumo de hidrogénio é eminente e é essencial que a nós, enquanto nação valente e imortal, estejamos preparados para esse dia."

E parece que o grupo tem o apoio da comunidade científica. No início desta semana, o professor Miguel Robilaque, chefe do departamento de astrofísica do Instituto de Santo Tirso falou em apoio ao grupo. "Bem, eu calculo que nada seja eterno, o sol já anda por aqui há cerca de 4.7 biliões de anos, o que é quase metade do seu ciclo de vida de 10 biliões de anos."

É amplamente aceite que, quando o sol esgotar o hidrogénio do seu núcleo, irá expandir-se consumindo planetas que orbitam por perto como Mercurio. O professor Robilaque prevê que será nesta fase que o sol irá passar para um estado conhecido como Nebulosa Fernando Mendes, até chegar a um ponto em que implodirá. E neste ponto que os críticos da energia solar acreditam que o sol não irá mais ser uma fonte de energia renovável viável.

2 comentários:

Maria disse...

Olha eu!

Beijo-te, El Gato

Unknown disse...

Ah poizés!

Beijo-te, gatinha linda.