segunda-feira, setembro 05, 2011

Portugal devia inventar profissões novas para reduzir o desemprego


I - Outsourcing Clerical

O director do ExpressoEmprego declarou que, para Portugal conseguir resolver o seu problema de desemprego epidémico, a nação precisa de inventar novas profissões. Samuel Narina disse hoje num conferência de imprensa lotada que o desemprego é elevado porque a maioria dos empregos existentes já estão preenchidos. "E todos aqueles empregos nas fábricas que foram em charters para o exterior estão perdidos para sempre. A única solução é inventar profissões completamente novas. Isto abre resmas de oportunidades para as pessoas à procura de trabalho."

O novo livro de Narina, "Inventa o Teu Trabalho. Inventa-te a ti mesmo," contém literalmente dezenas de exemplos e possibilidades. Cada novo emprego é desenvolvido a partir da identificação de um problema, e depois construir uma solução em forma de carreira. "Por exemplo, a Igreja Católica está com uma grave carência de sacerdotes. E se nós criarmos um serviço de outsourcing clerical? Não tens que ser crente para ser um bom padre. Só tens de saber seguir o livro de orações e citar a Bíblia. Os milagres são opcionais."

A recompensa profissional é um carro da empresa e uma carreira eterna, desde que mantenhas as mãozinhas longe dos meninos do altar, de acordo com Narina. "Além disso, tens pessoas a ajoelhar-se aos teus pés e a pedir-te conselhos. Aplica-lhes três Pais Nossos e quatro Avés Marias, e ficarão gratos para toda a vida. Isto é o que eu chamo um belo emprego."

Sem comentários: