quarta-feira, junho 19, 2013

Papel em branco torna as pessoas mais criativas


Um estudo realizado pela Celulose do Caima (CdC) mostrou que os fundos brancos em ecrãs de computador e papel branco liso põem a criatividade do pessoal a bombar. "Tentamos montes de fundos coloridos diferentes e várias cores de papel tipo os gajos da Renova, sendo que os nossos não são para limpar a peida," disse Gualter Arbusto, director de marketing da CdC. "Branco é do melhor para pôr as pessoas a inventar cenas."

O estudo mostrou que o papel ou ecrãs de computador vermelhos são do piorio para os escritores e artistas em geral, enquanto o preto pode deixar as pessoas infelizes com o que produzem. O branco, contudo, vê a produtividade do pessoal criativo a subir 95% em comparação com as folhas transparentes.

"Há alguma coisa no desejo de conspurcar a pureza do papel branco," disse Gualter. "Tu não tens essa cena com qualquer outra cor." O verde pastel anda lá perto, mas não é bem a mesma coisa. "A imagem clássica dos blocos de notas dos escritores é a do autor a olhar para uma folha em branco feito parvo. Não acho que seja aqui o caso. Olhar para uma folha em branco cria ideais, não idiotas."

A Celulose do Caima deu uma folha de papel branco e uma caneta a dez autores que se queixavam de bloqueio de escritor, e disse-lhes para escrever uma merda qualquer nela. Começaram a surgir ideias em nove deles imediatamente, e o décimo escreveu "uma merda qualquer " em grandes letras no papel. No entanto, como se tratava de E L James, esta folha vale agora duzentos e cinquenta mil euros.

2 comentários:

Maria disse...

Isto é uma folha branca de papel em que escrevemos uma ou duas palavras e depois cai a noite."

Henry Miller, in O Big Sur e as laranjas de Jerónimo Bosch

Beijo,

Unknown disse...

É que é exactamestes isso!

Beijo-te,