segunda-feira, junho 24, 2013

Quer saber a sua personalidade? Ele há uma app para esse negócio.

Nos maus velhos tempos da psicoterapia, o terapeuta iria sentir o crânio com as suas próprias mãos e determinar uma personalidade a partir das várias saliências e sulcos ao longo do mesmo. "A teoria," disse o editor da revista Mundo das Aplicações, Marcelo Pionés, "é que os vários centros de controlo do cérebro seriam maiores ou menores dependendo da sua proeminência." Parecia uma boa teoria até os neurologistas terem percebido que a camada exterior do cérebro era essencialmente memória.

"Já ninguém utiliza a frenologia, mas continua a ser popular. Como chicotear feridas de herpes com um galho de silvas para as curar. Algumas pessoas acreditam em qualquer merda." Visto que a frenologia ainda é tão popular, espera-se que a empresa francesa Le App tenha um sucesso entre mãos com a sua última criação: iBump. "O iBump é realmente muito divertido durante uma hora ou quatro. Inicias a coisa, depois passas o ecrã pelo escalpe numa ordem definida, e a app calcula a tua personalidade."

O aplicativo, disponível na iStore por uns meros 1,81€, tem Informação sobre todos os inchaços, saliências e depressões, e aplica técnicas de frenologia que remontam à Grécia antiga, para trabalhar as várias facetas de uma personalidade, antes de a descrever a pessoa numa única palavra. Permite também a impressão de um autocolante com o tipo de personalidade para que a pessoa o cole na testa e evite futuros equívocos.

Sem comentários: