sexta-feira, dezembro 02, 2005

Mãe, quero um Ratzinger!



Após várias entrevistas com os líderes católicos, amigos e menos-amigos de Ratzinger em todo o mundo, e após digerir os milhares de páginas dos seus escritos, há três aspectos-chave acerca do Papa Joseph Ratzinger (como se diz na minha terra, há que chamar os bois pelos nomes) que emergem repetidamente como olhos de carneiro numa sopa da Caxemira:

  • Ele vê o seu trabalho como a defesa da liberdade humana;
  • Estava convencido que ele e João Paulo eram os herdeiros legítimos do Vaticano II;
  • Ele acredita que tempo está do seu lado.

É importante tentar perceber Ratzinger nos seus próprios termos, não apenas como exercício histórico, mas porque os crentes que veem a igreja como ele representam uma facção poderosa que permanecerá muito depois dele próprio desaparecer.

5 comentários:

black_bri disse...

Não vou falar sobre o que escreves-te, porque como sempre acho que está fantástico. Mas tenho uma coisa a acrescentar. Não acredito no olhar desta pessoa...Desde o primeiro momento!

Unknown disse...

Sendo ateu, eu sou suspeito para falar mas que há qualquer coisa de estranho no olhar há.

E os olhares raramente enganam.

black_bri disse...

Mais uma coisa em comum. Tenho quase a certeza, que em outra altura fomos guerreiros em qualquer lado e tivemos no mesmo acampamento.

Unknown disse...

Sempre de faca afiada!

bom fim-de-semana BB

black_bri disse...

Mas sempre de bom humor...

Um bom fim de semana para ti também L.Gato