quarta-feira, outubro 30, 2013

Macacos aleijados irão beneficiar de fundos da UE

 
A União Europeia (UE) atribuiu 10 milhões de Euros para a construção de rampas para cadeiras de rodas na selva do Congo, permitindo que os macacos selvagens deficientes tenham melhor acesso às copas das árvores.
 
Nos últimos anos, têm sido soltos gorilas e chimpanzés deficientes na natureza, na esperança que possam ter uma vida mais gratificante no seu ambiente natural. Um gorila chamado Adriano partiu os dois pés quando participava num reality show de dança na televisão portuguesa. Apesar de garantir que era da Amadora, foi enviado de volta ao Congo depois de uma operação em que lhe substituíram os pés por uns cotos de madeira. Espera-se que a atribuição de um lugar de estacionamento junto da árvore onde vive irá ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.
 
Bruxelas está a pagar o programa através do seu fundo para a igualdade, que se destina a assegurar que pessoas com deficiência são capazes de entrar nos escritórios da EU tão bem como qualquer outra pessoa. No entanto, uma vez que os escritórios da UE já estão mais do que adaptados para aleijados, os fundos estão a ser canalizados para outros projectos onde são urgentemente necessários.
 
Um chimpanzé que irá beneficiar da coisa é o Leonel, um piloto da Força Aérea Portuguesa que ficou paralisado do pescoço para baixo, depois de um acidente ao aterrar em Figo Maduro. Ele agora apenas consegue comunicar com o mundo exterior mexendo as pálpebras, mas surpreendentemente já tem um vocabulário superior a um aluno médio do secundário, incluindo "banana", "cagar" e "guito". O fundo da UE irá possibilitar a construção de uma cadeira de rodas 4x4 para a selva e contratar um tratador licenciado para o visitar uma vez por semana e limpar-lhe a peida.

Sem comentários: